Superando a quarentena com criatividade

13/04/2020

Hoje trouxe uma séria de dicas do que fazer e como gerenciar sua família nesse tempo de quarentena. Estar sempre em atividade pode ser uma missão e tanto, ainda mais com crianças, mas vou te ajudar com diquinhas valiosas pra manter a todos unidos e reunidos!

Crie uma Rotina!

Por mais tentador que seja dormir a tarde, passar o dia de pijama e deixar as crianças na TV, a longo prazo, isso teria um efeito prejudicial no humor geral da família. Crie uma rotina para todos, principalmente para a criançada, e lembre-se que não é férias. Não precisa ser uma tão rigorosa, mas tente respeitar os horários que a criança já esta acostumada. Caso estude pela manhã, prepare um tempo nesse período para atividades escolares com conteúdos que ela já aprendia na escola. Aproveite para fazer refeições juntos em família, dentre outras atividades.

Mantenha o corpo em movimento!

Existe muitas maneiras de se manter em movimento, mesmo quando não pode sair de casa. Reserve meia ou uma hora todos os dias para fazer uma ioga, um treino em casa, aprimorar seus exercícios com peso corporal através de vídeos no YouTube ou aplicativos. Se consegui faça sozinha e depois faça um treino com as crianças. Eu indico os canais PRI LEITE  para a prática de Ioga de forma descomplicada, o YOGA PARA VOCÊ para a prática da meditação,  A CAROL BORBA para exercícios em casa e para a criançada também tem dicas de Ioga, o SMILE AND LEARN é perfeito e super divertido!

Mantenha a mente ativa!

Além de permanecer fisicamente ativo, manter-se mentalmente ativo também é muito importante. Assistir a programas, fazer um curso ou assistir uma palestra online, jogos baseados em questionários podem ajudar a manter a mente ligada, montar um quebra-cabeça também ajuda muito, ler um livro, fazer palavras cruzadas, entre outras coisa! Minha dica é esse buscador que ensina como criar brinquedos com recicláveis, assim você ainda pode aproveitar o lixo que produz!

Permaneça em contato com amigos e familiares!

Nesse tempo de quarentena muitas pessoas estão se falando por chamadas de vídeo, ligações telefônicas com amigos e familiares. Isso não apenas manterá todos conectados, mas também ajudará a família a não se sentir como se estivesse perdendo contato com o mundo exterior! Isso é especialmente importante para os avós, conta que ficaram isolados isolado por um longo período de tempo.

 

Aceite o tédio!

Aproveite este tempo, crianças, adolescentes e adultos, para aprender a conviver com o tédio e para aceitar que não se tem que estar sempre fazendo alguma coisa, vendo alguma coisa ou falando com alguém. Todos estão familiarizados com aquela necessidade que se tem quando se estar num pico de stress, só querendo um tempo para não fazer nada. Pois esse dia chegou, e com ele a oportunidade de aprender a não fazer nada e a se beneficiar desse tempo!

Faça uma oração!

Independente da sua cresça e o seu Deus, orar é falar com Ele. Deus nos deu a oportunidade de por meio da oração, estarmos em contato de forma muito mais próxima a Ele. A oração é o alimento da alma, é o que alimenta a fé. Assim como nos alimentamos diariamente para o sustento do corpo, é necessário alimentar diariamente também nossa alma para o sustento da fé!

Aprenda e ensine seus filhos a meditar!

Durante momentos de ansiedade, pode ser muito útil praticar respiração ou meditação para ajudar a gerenciar seu espaço na cabeça. A respiração ou meditação é a prática de treinar a mente para um estado de clareza mental que os estudos descobriram que ajuda a lidas com o estresse, além de reduzir os níveis de depressão e ansiedade!

Brinque!

Já existem vários estudos que mostram que a brincadeira é fundamental para o desenvolvimento dos pequenos. Ao participar de brincadeiras, a criança explora o ambiente e se entende com um membro da família e da sociedade. Além de que brincar é uma maneira de se aproximar mais dos filhos!

Fiquem em casa e cuidem uns dos outros, faça dessa fase um momento marcante e feliz na vida das crianças!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *