Por que o cinza virou tendência na decoração de quartos de bebês?

22/02/2018

Quem me acompanha pelo instagram viu que optei por usar o cinza e rosa no quarto de Luiza, fugindo das cores que usei no quarto de Letícia há quase dois anos. Lembro que quando falei a minha mãe que usaria essas cores ela comentou: “- Mas como assim, cinza? Que cor feia, fica muito pesado para um quarto de bebê”. Mas aí fui mostrando algumas referências e inspirações para ela, e adivinhem? Ela amou! haha

É que na verdade o cinza pode não parecer à primeira vista uma boa opção, mas saibam que ele tem sido usado em muitos ambientes e está super em alta. Para falarmos um pouco mais sobre isso, chamei minha arquiteta Mariana Honorato – responsável pelo quarto das meninas, para contar a vocês mais sobre essa cor.

“Assim como a alta-costura, a arquitetura faz releitura de tendências passadas e o queridinho da vez, e que está em alta já há alguns anos, é o concreto/cimento queimado que nos remete ao monocromatismo cinzento (cor cinza) que teve seu auge no período modernista (anos 40 e 50) devido ao uso intenso do concreto aparente e, posteriormente, do aço. A volta do cimentício no século XXI, trouxe o tom de cinza, também, para móveis e decorações, além de pisos e paredes, roubando um pouco o lugar antes ocupado pelo branco e bege, por também se tratar de uma cor neutra, sóbria e que combina com várias tonalidades.

Mas e ele pode ser usado em quartos de bebês e crianças? “Sim, nos quartos infantis, em especial para bebês, o uso de cores em tons pastel, geralmente, são os mais utilizados. Seguindo a tendência atual, está se utilizando muito a cor cinza, geralmente junto com algum outro tom suave, por isso que vocês tem visto tantos quartinhos de bebês nos tons de cinza e rosa, que é cor mais solicitada pelas mamães de meninas. Essa combinação caiu no gosto por ser moderna, suave, delicada e elegante. É uma combinação tão sofisticada que ultrapassou a barreira dos quartos femininos e pode ser vista também em salas, escritórios, banheiros, homes.”

E mais: a combinação de cores com o cinza é ainda maior: azul, amarelo, verde, off-shite, amadeirado. Isso vale também para quartinhos de meninos.

Inlcusive, quero comentar aqui com vocês que tenho 3 amigas que também estão grávidas – de meninos – e adivinhem a cor dos quartinhos? Cinza e azul, cinza e azul e cinza e off! haha Demais, né? Vejam como estamos todas na mesma tendência. E querem saber? Apesar de terem cores iguais, cada quartinho ficou de um jeito único e lindo, devido ao trabalho dos arquitetos envolvidos e do gosto da mamãe, é claro.

Eu estou apaixonada pelo cinza e trouxe várias imagens aqui para inspirar as futuras mamães. Em breve solto vídeo no meu canal do youtube para mostrar a vocês como ficou o quartinho de Luiza. Sou suspeita para falar, mas já adianto que está lindo!

Beijos, Rê

 

Colaboração:

Mariana Honorato

@ma.arquiteturapb

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *