Diário do Roacutan: primeiros dias e fase da piora

08/09/2019

Oi meninas! Bom, quem me acompanha pelo instagram (@reuchoam) já sabe que comecei meu tratamento com Isotretinoína (Roacutan) para as danadas das espinhas. Já respondi por lá, mas vou responder aqui também: “-Mas Rê, e você tem acne severa que necessite usar uma medicação tão forte?”

 

Vamos lá: eu tive acne minha vida inteira. Começou aos 13 anos, e ficou muito grave, tanto que no meu álbum de 15 anos minhas fotos são com o rosto todo vermelho de tantas espinhas. Minha viagem à Disney com aquela idade também foi marcada por um rosto cheio de nódulos e todo vermelho. Usei vários cremes e pomadas e nada adiantava.

Então com 19 anos eu tomei Roacutan pela primeira vez. E foi a melhor coisa que fiz! Minha pele virou outra! Claro que teve toda aquela fase chata, boca ressecada, olhos também, mas nada comparado à chatice de ter tantas espinhas.

Minha pele permaneceu boa por muitos anos (mas eu também usava anticoncepcional), até que eu engravidei e descobri que tenho trombofilia. Sabendo disso, não pude mais tomar anticoncepcional. Então minha pele começou a piorar. Não sei o que aconteceu, mas após a segunda gravidez minha pele “surtou”. Espinhas e nódulos no maxilar, pescoço, costas e colo. Uma época elas melhoravam, outra época pioravam muito. Fiz vários exames e não tinha alteração hormonal nenhuma. Então, devido a todo esse histórico de acne, e de recidiva das danadas, minha médica me indicou usar o Roacutan novamente. (30% dos pacientes que usam o Roacutan podem apresentar recidiva da acne. Eu estou nessa estatística, infelizmente).

 

 

Agora começa nosso novo uso. Após fazer toda aquela bateria de exames necessários (a Isotretinoína é uma medicação MUITO séria), fui liberada e comecei a tomar.

Minha dose consiste em 2 comprimidos de 20mg por dia. Devo confessar que na agonia de começar o tratamento fiz uma besteira: toei 2 comprimidos juntos no primeiro dia. Resultado: passei o dia seguinte MUITO enjoada, como se estivesse grávida ou pior. Minha dermato me recomendou tomar os comprimidos separados (um de manhã e outro à noite, sempre após as refeições). Assim que comecei a fazer isso, os enjoos passaram e eu melhorei.

 

EFEITOS: meus lábios começaram a ficar muito finos e sensíveis; a pele ficou grossa (na verdade hoje com 15 dias de medicação está parecendo uma lixa e ainda despelando um pouco) e as espinhas começaram a surgir. A pele do corpo também está mais ressecada, mas nada que me incomode muito por enquanto.

Um efeito super chato que tive foi que meu rosto começou a coçar no 8ºdia. Mas eu acredito que tenha sido uma reação da pele sensível à maquiagem. Isso porque me maquiei às 11h da manhã, fui trabalhar (fazer umas fotos), depois algumas reuniões, e à noite ainda com a mesma make fui à uma festa. Então fiquei maquiada por mais de 12hs. Daí acho que a pele que já estava sensibilizada e se acostumando ao efeito do Roacutan, ficou ainda mais sensível e provocou essa coceira. Fui para casa, tomei outro banho, lavei o rosto e coloquei hidratante. No dia seguinte havia passado. (ainda bem!)

Ainda sobre efeito chato, meu couro cabeludo começou a despelar, acreditam? Nossa, isso tem sido MUITO chato. Talvez o pior efeito de todos até agora. Como toda a pele fica ressecada, então meu couro cabeludo também ficou. Tem dias melhores e outros piores, espero que passe logo.

FASE DA PIORA: comecei a sentir no 10º dia: surgiram mais espinhas nos mesmos lugares que eu já tinha, ou seja: no maxilar e pescoço. Algumas com nódulos (aquelas espinhas internas) e outras menores. Minha pele ficou bem ruim mesmo. Aliás, ainda está, porque hoje, enquanto escrevo, estamos no 17º dia. Parece que os cravos saíram todos, sabem? Aquela sensação quando você passa a mão de pele bem grossa… nossa, dá uma agonia.

Nas costas e colo também começaram a surgir mais espinhas, tipo não dá para colocar uma blusa de costas nuas porque vai ficar feio, sabem?

A parte boa é que sei que jajá isso vai passar e que visualmente a pele não está assim tão feia (porque o local onde elas aparecem é mais fácil de camuflar, olhando de frente aparece muito pouco), então consigo disfarçar usando protetor solar com base. E também preciso pensar que existe essa fase ruim para depois melhorar. Paciência é a palavra-chave.

Tenho usado também alguns produtinhos que tem me ajudado com o ressecamento, mas vou fazer um post especial para eles, ok?

Em breve volto para dar mais detalhes do meu tratamento, em um novo post do Diário do Roacutan.

Beijos, Rê

 

.

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *