Como cuidar dos cabelos cacheados e deixá-los lindos, com Kátia Freire

02/06/2014

O post de hoje é diferente, e eu amei tanto fazer que vou continuar com outros no mesmo estilo aqui no blog, tá? O tema? Dicas e cuidados para cabelos cacheados. Vim contar a vocês um pouco da história da top maquiadora Kátia Freire – maquiadora paraibana, vencedora de inúmeros concursos da Avon, super requisitada no Brasil e no exterior.

Tive o prazer de trabalhar várias vezes com Kátia e sempre elogiava aquele cabelão lindo e cacheado. Até que recentemente a convidei – e ela topou na hora – para compartilhar aqui no blog suas dicas sobre como manter os cachos perfeitos.

Kátia cumpriu sua missão gloriosamente: além de dicas in-crí-veis, ela me contou um pouco da sua história e de como sua auto-estima melhorou quando ela passou a aceitar seus cachos e deixar de fazer loucuras para mantê-lo liso.

A matéria é longa, mas vale SUPER a pena ler até o final!

Enjoy!

Beijos, Rê

 

Esta é a Kátia Freire, com seus maravilhosos cachos

“Nossaaaaaaa é um enorme prazer estar aqui no Blog da Renata Uchoa contando um pouco sobre mim, mas em especial sobre meu cabelo. Por onde passo nas viagens, aqui pelo Brasil ou fora dele, as pessoas perguntam o que faço no meu cabelo para manter os cachos, perguntam se são de verdade, tocam…

Primeiramente  o mais importante é começar aceitando seus cachos. Muitos processos químicos devem ser evitados e outros devem ser usados com muita cautela, visto que a estrutura do cabelo cacheado é bem desestruturada e sensível, o que deixa o fio muito propenso a ressecamento, quebras  e a falta de forma.

Na minha fase entre 19 e 23 anos eu não aceitava muito bem os meus cachos, fazia relaxamento só na raiz e deixava os cachos nas pontas, mas aí ficava aquele aspecto estranho, meio esticado e nas pontas uns cachos sem vida!!!!!  Depois de alguns relaxamentos a química sempre pegava um pouco aonde já tinha relaxado e acabava partindo o cabelo… Resumindo: parti meu cabelo quase na raiz duas vezes e fiquei com cabelo curtinho mesmo, cabelo de anjinho, pois partiu em varias partes e só me restou cortar mesmo. Ficou legal (a sorte!!!!!!) mas  eu prefiro ele grande.

Uns anos depois, tive que operar meu ombro direito e fiquei sem poder pentear meu cabelo, que já estava se estragando novamente devido à química e escovação. Nessa época eu lutei muito na Reabilitação por 8 meses,  tive complicações e não levantava o ombro. Daí veio uma baixa auto-estima e uma tristeza e logo no primeiro mês pós-cirurgia eu mesma cortei todo meu cabelo e deixei ele bem curto.

Então, fiz uma promessa à Deus pedindo pela minha vitória na reabilitação e prometi aceitar meu cabelo como ele era começando bem curtinho e  deixar crescer por  5 anos  cortando  apenas 1 vez por ano as pontinhas , foi quando eu vi que poderia ser feliz com meus cachos sem precisar alisar e ele foi crescendo junto com a minha capacidade de pentear  meu cabelo  e as melhoras  na reabilitação. Foi tudo sincronizado.  Não foi fácil a transição dos tamanhos, mas inventei penteados, acessórios até chegar num tamanho legal que dava pra usar naturalmente. Eu me aceitei e aprendi a amar meu cachos! Tive que passar por dificuldades para descobrir e aceitar que tudo que Deus me deu era perfeito para mim.

 

Hoje em dia  tenho mechas, o que torna o meu cabelo ainda mais sensibilizado por causa da química. Faço mais no topo da cabeça com 3 ou 4 meses de intervalo para preservar mais o meu cabelo.”

Dicas da Kátia: 

 

– Para fazer as mechas no meu cabelo eu uso o Descolorante da Wella com água oxigenada de 20 volumes. Por que de 20 volumes? Pois quando tive a trágica experiência de usarem 30  e ate de 40 volumes sem me avisarem…. meu cabelo abria rápido mas partia todinho no lavatório ou depois penteando em casa, pois o fio cacheado geralmente  é muito fininho e não agüenta processos fortes. Isso é uma dica para todas… melhor esperar mais para abrir o tom e as vezes tonalizar em seguida do que descolorir rápido até ficar branco e depois ficar partindo todinho. Fica a dica, a primeira descolorida  com Ox de 30 ou 40 agüenta mas da segunda em diante o negócio pega para quebrar!

-Depois, tonalizo com Richesse 9.01 da L’oreal

– Hidrato com a Máscara Senscience Inner Restore.

– Na manutenção diária lavo com vários shampoos  e condicionadores pois não gosto de acostumar meu cabelo, mas prefiro os com fórmulas hidratantesEm seguida para pentear uso um creme de pentear com consistência mais grossa e hidratante como Pantene, Loreal misturando com óleo de Argan numa proporção de uma moeda de 10 centavos de óleo e uma de 25 centavos de creme de pentear  para cada lado do cabelo (meu cabelo é grande e volumoso). 

– Depois tiro o excesso de água e creme e vou usar um gel estilo cola para ajudar na definição dos cachos como: Gel cola Bozzano, Schwarzkopk (Got 2b Glued) ou L’oreal.

– Em seguida, seco no secador com difusor para ajudar a secar já cacheando e para finalizar apenas nas mechas da  frente, as vezes eu  uso um Babyliss finíssimo da Taiff para modelar as pontas dos meus cachos visto que o processo de descolorir as vezes terminar por alisar o cabelo pois desestrutra ele.

 – Uma outra dica que dou é evitar usar creme demais no cabelo para ficar com efeito molhado e sem volume, nossa isso é muito feio, fica estranho parece que saiu do banho e quer passar o dia de cabelo molhado, fora que as vezes fica com um cheiro forte, grudado na cabeça com a raiz sem movimento. O legal de ter cachos e ter o volume  com o movimento deles, serem soltos e mostrando uma sensualidade que só os cachos sabem mostrar.

Pronto, esses são meus segredinhos e dicas  para manter cachos perfeitos, loiros e hidratados.

Se aceitem, afinal hoje em dia é tão difícil encontrar cachos que as pessoas quando vêem cachos perfeitos imaginam que dão aquele trabalho e querem tocar pra saber se são de verdade e elogiam muito falando que é uma raridade. Se assumam e façam parte desse time das cacheadas autênticas! Beijos a todos! Qualquer dúvida me sigam no Instagram @katiafreiremakeup e lá encontraram tudo para se comunicarem comigo.”

6 respostas para Como cuidar dos cabelos cacheados e deixá-los lindos, com Kátia Freire

  1. Laisa diz:

    Amei a matéria, o cabelo da Katia é realmente lindoooo!

  2. Roberta diz:

    Amei a matéria. Também tenho cabelo cacheado e adorei as dicas. Bjs.

  3. Talita diz:

    Adorei! Também tenho cabelos cacheados e tbm já fiz relaxamento pra deixar o cabelo liso. Faz três anos que assumi meus cachos e sou super feliz com eles. Adorei as dicas!! 🙂

  4. Lu Almeida diz:

    Perfeita, super linda!!! Adoraria me desapegar do liso e assumir os cachos.

  5. Denicielle diz:

    Adorei a matéria e dicas, eu tinha cabelo enrolado, porém nunca me aceitei e sempre mantenho ele liso… As vezes até penso em voltar a ter os cachos… Mas, e como voltar? Parabéns adorei!!!

  6. IZA diz:

    Adorei a materia, Ja passei por uma fase de nao aceitacao do meu cabelo, mas hj sou mais feliz assumindo a sua natureza. Cabelo cacheado sem duvidas é mais trabalhoso e no entanto cachos bem cuidados sao um espetaculo, assim como o cabelo da Katia. Minha duvida é quantas vezes na semana é necesssario lavar o cabelo cacheado para mante-lo bonito ? Bjs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *