Atividades para fazer com as crianças na quarentena

20/03/2020

Nosso país e o mundo tem passado por uma situação bem tensa e delicada nesses últimos dias com o Corona vírus (COVID-19) como todos já sabemos. Seguindo as orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e somando esforços na luta contra a propagação dos casos, muitas cidades do Brasil já estão entrando em quarentena. Muitas escolas também já encerraram suas atividades e a criançada está em casa novamente. E para deixar esse tempo de quarentena menos tenso, mais leve e mais divertido – afinal, as crianças precisam saber o que está acontecendo no mundo, mas precisam ser preservadas em sua inocência e infância. Por isso separei uma lista de atividades para fazer com a garotada! Anota aí:

  • Cozinhar

A criançada ama por a mão na massa e nada melhor do que se distrair na cozinha. Além de ser super divertido elas ainda aprendem coisas novas!  Olha só essas receitas como são super fáceis e práticas para fazer com eles!

Hambúrguer Tradicional Saudável

RENDIMENTO:12 UNIDADES (HAMBÚRGUER)|PREPARO: 00:40 minutos

INGREDIENTES

400 g de carne moída

4 colheres (sopa) de Farelo de Aveia Orgânica NESTLÉ

1 e meia colher (chá) de sal

meia cebola pequena ralada

1 xícara (chá) de abobrinha ralada no ralo fino

MODO DE PREPARO

Em um recipiente, misture todos os ingredientes até ficar homogêneo. Modele 12 hambúrgueres médios e coloque em uma forma untada com azeite. Leve ao forno médio (180ºC), preaquecido por cerca de 30 minutos, virando na metade do tempo.

 

– Brigadeiro Diferente

RENDIMENTO:20 UNIDADES|PREPARO: 00:30 minutos

INGREDIENTES

2 bananas-nanicas

2 colheres (sopa) de Cacau em Pó NESTLÉ DOIS FRADES

4 colheres (sopa) de Leite em pó NINHO Forti+ Instantâneo

MODO DE PREPARO

Em um recipiente refratário, coloque as bananas e leve ao micro-ondas por 2 minutos. Amasse bem as bananas e acrescente o Cacau em Pó e o Leite em Pó NINHO e misture até obter uma massa homogênea. Leve à geladeira por cerca de 20 minutos. Faça bolinhas com a massa e passe no chocolate granulado. Coloque em forminhas de papel e sirva.

 

– Biscoito Aveia e Mel com Ameixa

RENDIMENTO:35 UNIDADES|PREPARO: 00:45 minutos

INGREDIENTES

meia xícara (chá) de ameixas secas sem caroço

1 xícara (chá) de farinha de trigo integral

1 xícara (chá) de Aveia Flocos NESTLÉ

4 colheres (sopa) de açúcar mascavo

1 colher (chá) de fermento em pó

2 colheres (sopa) de manteiga

2 colheres (sopa) de mel

1 ovo

MODO DE PREPARO

Em um liquidificador, bata ligeiramente a ameixa com 2 colheres (sopa) de água. Em um recipiente misture todos os ingredientes até obter uma massa homogênea e que não grude nas mãos. Modele os biscoitos e acomode em uma assadeira forrada com papel-manteiga. Leve ao forno médio (180°C), preaquecido, por cerca de 30 minutos, ou até dourar. Sirva.

 

  • Acampamento em casa.

Que tal montar uma barraca no quintal, ou até mesmo na sala de casa com lençóis e travesseiros, pegar as lanternas e muitas guloseimas. Com um pouco de imaginação, vai ser uma aventura e tanto!

 

  • Jogos de tabuleiro

Existem vários jogos divertidos de tabuleiro que podem ser jogados pela família toda! Banco imobiliário, imagem e ação, jogo da vida, detetive, perfil, twister… entre outros. Alguns desse já tem até disponível em app!

 

  • Cinema em Casa.

A maioria das crianças gosta de filme, aqui em casa Letícia e Luiza amam! E que tal criar seu próprio cinema em casa? É super divertido e fácil de fazer. Vocês podem escolher os filmes favoritos do seu pequeno e fazer uma super maratona. Então, é só preparar a pipoca, bebidas geladinhas e começar o cineminha!

 

  • Atividades com criatividade:

Na hora do banho, que tal colocar música e encher um balde/banheira/bacia com água para fazer uma farra na piscina? É tão simples mas super divertido para os pequenos. Vale também pintar as paredes com tinta guache e exercitar a criatividade e também fazer bolinha de sabão. Eles vão amar!

 

 

  • Brincadeiras Antigas:

Na minha infância e na da maioria dos pais não existia internet. E vocês lembram como brincávamos?  Que tal fazer esse resgate e ensinar novamente aquelas brincadeiras gostosas à criançada?

 

  1. Brincar de amarelinha: só desenhar no chão e começar a pular. Pode ser sozinho ou com os irmãos.
  2. Pular corda: se a criança não tiver irmãos, os pais podem ajudar segurar na corda e inclusive brincar também.
  3. Pular elástico: essa eu AMAVA e lembro que brincava sozinha sem problemas. Fixava os elásticos em duas cadeiras e ficava passando “as fases”. Eu amava!
  4. Jogar bolinha de gude e pião. Quem morar em casa pode fazer um caminho na grama ou na areia para ir jogando as bolinhas, como um circuito. Brinquei muuuito disso e adorava!

 

  • Incentivar a leitura:

Bom momento para incentivar as crianças a ler mais um pouco. Livros são uma ótima ferramenta de ensino e cultura. Quem não tiver livro em casa ou quiser outros, nesse site aqui encontrei algumas opções para baixar online gratuitamente (adultos, certifiquem-se do conteúdo e da faixa etária primeiramente antes de oferecer às crianças para ler, ok?)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *